sábado, 7 de abril de 2012

História da EMPI (parte 1)

EMPI foi um dos maiores fabricantes de peças de reposição da Volkswagen. 
Embora a empresa existe ainda hoje, não é o mesmo. Quando EMPI estava 
no seu auge na década de 1960 e 70 que produziu algumas das mais procuradas 
depois de peças e acessórios. Saiba tudo sobre ele aqui.



Tudo começou quando Joe Vittone abriu uma concessionária Volkswagen em 1954
 com seu parceiro de negócios, Holt Haughey. A agência foi conhecido como
 Economotors e foi localizado em Riverside, Califórnia, que é de 60 quilômetros
 a leste de Los Angeles. A agência rapidamente se tornou um local popular para vender
 e prestar serviços de Volkswagens. Joe descoberto após um curto período de tempo que 
as guias de válvulas desgastou muito rapidamente o que levou à necessidade de 
reconstruir cabeças cyclinder do 25cv e os motores de 36hp que estavam em produção.
Não havia peças de reposição disponíveis, que foram aprovados pela Volkswagen. 
Ele foi aconselhado pela Volkswagen para jogar fora toda a cabeça do cilindro e
 substituí-los por peças novas. Joe não gostou que a sugestão para que ele decidiu
 fazer seus próprios guias de válvulas. Eles permitiram velhos ou gastos cabeçotes 
para ser reparado em vez de junking-los. Isto salvou donos Volkswagen uma quantidade 
razoável de dinheiro e as ferramentas foram um sucesso. Os guias vendeu muito bem 
e assim Europeu Motor Products Inc. (EMPI) nasceu em 1956.
Outra queixa Joe sempre ouvi foi que Volkswagens eram muito lentos. Okrasa, 
uma empresa alemã base que produziu o equipamento de desempenho, foi adicionado 
à linha de EMPI em 1956. Este proprietários Volkswagen autorizados a atualizar para 
um mais pesado do motor. No início, a idéia não demorou bem porque alguns proprietários
 pensaram de 36 cv era o maior tamanho que seria necessário. Então, em 1958,
 Joe acrescentou o Denzel empresa austríaca à sua line-up. Denzel também produziu 
peças para motores de alto desempenho, mas eles estavam muito melhor qualidade e 
mais caro do que Okrasa.
Em 1958 Joe projetou a barra anti-balanço para contrabalançar o efeito das características
 de manipulação pobres de Volkswagens. Ao mesmo tempo, outros fabricantes de automóveis 
foram a instalação de barras anti-oscilação em seus carros e afirmou que o carro se inclinar
 menos durante a condução em torno dos cantos ou no vento. Apenas um ano depois, em
 1959, a Volkswagen fez a barra de ações anti-balanço em seus carros. Em seguida 
Joe projetou o estabilizador traseiro para corrigir o problema das rodas em curvas bordar
 sob rígido. Isso ficou conhecido como o compensador cambagem e foi instalado no 
Drag Racer Inch Pincher famoso.
Por essa época o nome da empresa mudou para Engineered Motor Products Inc., como Joe
 achou que enfatizou o desenvolvimento ea qualidade do produto. Quando Joe foi em uma
 viagem para a Europa se reuniu com o proprietário Speedwell Graham Hill. Speedwell foi
 então concedido os direitos de fabricação para algumas partes EMPI como o compensador
 cambagem.
O catálogo EMPI consistiu principalmente de vestir-se acessórios, mas também teve peças 
de performance tais como os braços relação de alta balancim, 88mm chinelo saia-pistões e
 cilindros, kits de carburador, distribuidores de ignição centrífugas avançadas e, claro, as 
rodas BRM famosos. EMPI foi promovido não só por seu catálogo, mas também cartazes e
 vestuário.
A roda BRM foi introduzido em junho de 1966 entre EMPI e Speedwell. O custo da roda era
 50 $ de cada. Ele foi expulso do magnésio 90% o que tornava leve e frágil. Foi altamente
 propenso à corrosão de modo que se você poli-lo em uma tarde de sexta-feira que ficaria
 horrível para cruzeiros naquela noite. Isso foi resolvido quando um motorista VW polido suas 
rodas para um acabamento espelhado com lã de fio. Eles pareciam tão boa que logo todos
 tinham que ter um conjunto de BRMs. Adaptadores que foram necessários alguns drivers
 olhou para. Então, em 1968, quando a Volkswagen lançou a roda de 4 lug que BRM não
 conseguia mais apto. EMPI veio com a roda Spyder GT que era uma de duas peças da roda
 de alumínio fundido. Outros rodas populares eram o 5-spoke, 8-falou, e Rader.
Joe percebeu que em 1966 ele foi uma grande vantagem por possuir uma agência de VW 
que ele era capaz de oferecer completos carros novos que tinham muitas partes EMPI. 
Assim, o GTV EMPI (Grand Touring Vehicle) nasceu.Estes carros estavam disponíveis em 4 níveis.
 O MkI era um VW 1300 com a adição de uma barra anti-estabilizadora dianteira, balança de
 cambagem, troca de marchas Esdras, sistema de escape desportivo, rodas cromadas e do
 curso o logotipo da GTV no quarto painel frontal. Este kit foi $ 437,20 mais o custo do 
Bug 1300 novo. O MkII adicionado acessórios ainda mais como uma chapeleira traseira 
com alto-falantes adicionais, fechamento da tampa do motor e as luzes inversas duplas.
 Este pacote foi $ 566,85. O MkIII adicionado instrumentos extras, mais o vestido-up
 peças e as rodas BRM cobiçados para 755,05 dólares. E o MkIV tinha tudo, mais um kit 
carburador ram-indução, servo freio, assentos reclináveis ​​e choques BOGE. Este era $ 1238,75.
EMPI expaned em 28 distribuidores e 489 agentes em todo os Estados Unidos. 
Essas agências também vendeu Volkswagens que a Volkswagen não gostou. Volkswagen tentou
 fazer com que as agências parem de vender produtos EMPI e até ameaçou cortar a sua
 expedição de novos Volkswagens.
Durante o pico dos negócios EMPI vendeu US $ 6 milhões de peças por ano. Em 1971, 
Joe queria dedicar mais tempo para Economotors e assim EMPI foi vendida para
 Eliminadores Lee. Filho de Joe, Darrell, que tinha sido uma parte do negócio EMPI
 deixou em 1972 para abrir a loja Race. EMPI entrou em declínio até 1974. Então
 Dynamics Filtro veio e comprou o nome EMPI. Filtrar Dynamics nunca teve a experiência
 necessária para fazer o negócio funcionar, e deixaram o logo / marca expirar. Depois 
EMPI / Filtro Dynamics saiu do negócio um ex-empregado, Jaime Halvorson & Lyle cereja 
comprou o nome EMPI e decidiu continuar a tradição EMPI, mas Mr. Bug, também 
conhecido como Dan Weldon, em Anahiem, Califórnia veio algum tempo mais tarde 
e novamente registado o nome ter idéias diferentes. Bug Sr. é famoso por pegar 
antigos nomes do passado e tentando passar os seus produtos fora com os nomes
 antigos que significou qualidade. Ele processou Lyle Cherry e ganhou porque Lyle
 não tem tempo e não quer desperdiçar o dinheiro para combater Bug Mr. então ele
 apenas disse que esquecê-lo. O nome EMPI é actualmente propriedade de Mr. Bug.

Um comentário:

  1. Sempre vou aos EUA e gostaria de endereços de lojas físicas que vendam parts empi para beetle
    Grato a quem puder me ajudar ivan.o.mota@gmail.com

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